domingo, 17 de abril de 2011

Reflexão séria sobre a necessidade de mudar

Em cima a evolução em filme dos enxames
Em baixo as fotografias descritivas.

Todos os dias nos damos conta das notícias alarmantes sobre o desaparecimento rápido de milhares de enxames em todo o mundo.

Chegou a hora de discutir, repensar, mudar métodos e procedimentos que possam prevenir e inverter a tendência destrutiva da Apicultura mobilista contemporânea que com poucas alterações pouco ou nada evoluíu desde as observações do século XIX de Langstroth e Daddant.

Com a evolução da Ecologia e o estudo da influência negativa do uso e abuso de terapêuticas farmo químicas extremamente agressivas começa a desenhar-se um vislumbre neste novo milénio da necessidade de repôr o equilíbrio na condução da Apicultura em várias vertentes.

Está assim aberto este Blogue que tem a pretensão de alertar as consciências para a URGENTE necessidade de colaborar-mos todos na necessária mudança.

11 comentários:

  1. Parabéns pelo inicio da "Mudança". Qualquer mudança é sempre positiva, embora muitas vezes seja dificil aceitá-la... Lá dizia o "Velho do Restelo"... A inovação, o alertar das consciências, a descoberta de novas trajectórias de vida são sempre longos caminhos
    a percorrer, umas vezes bons, outras menos bons...
    Mas afinal o que se faz na vida sem trabalho???
    Espero que esta nova vida, seja uma estrada para um "mundo" melhor...

    ResponderEliminar
  2. Se as naus tivessem ficado em Belém por não valer a pena segundo o dito velho do Restelo ainda hoje andávamos a medo a apalpar o mundo metro a metro.

    Mas...
    Tudo vale a pena quando a alma não é pequena...
    Luís Vaz de Camões.

    ResponderEliminar
  3. Segunda Feira 19 de Abril.

    Fui chamado pela protecção civil para tirar 1 enxame de abelhas de 1 quintal perto de Óbidos.

    Meti os apetrechos no carro ... fui buscar o meu inseparável filho e ajudante destas andaças e deparàmos com um enxame lindo decerca de 4 kg - 40000 abelhas suspensas no seu mágico cacho do ramo de um loureiro.

    Com alegria indescritível e depois das despedidas instalàmos as nossas companheiras de Sto Ambrósio numa morada nova e espaçosa cercadas de uma flora rica e variada.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao Pai, ao Filho e à Instituição que tão bem desempenhou o seu papel....
    Mas 4 kgs de abelhas, ou seja mais ou menos 40.000 abelhas???... é muita abelha para duas pessoas!
    Mas atenção, todas a recibo verde e os descontinhos em dia...
    De qualquer forma e sem brincadeira, faço votos que haja uma excelente produção de mel...
    Maria Manuela

    ResponderEliminar
  5. Gostei ver as fotografias identificativas das necessidades das abelhas para um mel perfeito e livre que vai de encontro às carências ecologicas do Ser Humano.Um mundo melhor dá origem à dignificação da Vida. Vai em frente por um Mundo Melhor!

    ResponderEliminar
  6. Como poderão constatar nas imagens abaixo o enxame progrediu assombrosamente bem e em pleno Novembro com a floração da urze e do eucalipto com temperaturas de 16,5º a 17,5º às 13h trabalham como 2ª Primavera. É um gosto ver !

    ResponderEliminar
  7. Dezembro 18 13h 30m a floração do eucalipto aumentou e da urze e outras ericáceas juntei o tapete e o movimento na tábua de voo um autêntico festim.

    ResponderEliminar
  8. 29 Fevereiro as acácias e espinheiros bem como uma 2ª floração de urze mantem o tapete floral da floresta e mantem-se o movimento intenso do enxame.

    ResponderEliminar
  9. O movimento é agora muito forte.
    Vou inspecionar as alças esta semana para reconhecimento do espaço de reserva

    ResponderEliminar
  10. ola boa noite, Sou o Victor Capelas, da Região da Guarda, concelho de Mêda. Estou na região entre a serra e o Douro ( terra fria e terra quente) estou analisar investir na apicultura. Gostaria que me ajudassem. possuo terrenos na terra fria. Será isso um inconveniente? que tipo de abelha deverei procurar? Comprar enxames ou procurar nas terras? alem de que nao possuo nenhuns materiais.
    Meu email capelas_victor@hotmail.com

    Aguardo ajuda.

    Um muito obrigado.

    Victor Capelas

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde, chamo-me Jessica Duarte, o seu blog despertou-me muito a atenção. Gostaria de falar consigo sobre a produção de pólen e de outros pormenores que gostaria de esclarecer. Peço que me contacte mal possa. Obrigada e tenha um resto de bom dia! Meu email: jessip@live.com.pt

    ResponderEliminar